O Retrato do Judiciário




Supremo Tribunal Federal

Somos um país gigante pela própria natureza e isso faz com que hajam inúmeros problemas que cabem as esferas de poder que regem nossa nação. O judiciário tem um papel fundamental na solução dos conflitos, sejam eles individuais ou coletivos, conciliando os mais diversos interesses respeitando os primados da Constituição com imparcialidade e autonomia.

A escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas realizou uma pesquisa sobre a confiabilidade das instituições constatando que 33% da população confia no Poder Judiciário.


É um número baixo uma vez que ele está presente em vários atos do cotidiano. A morosidade processual e a crença de favorecimento aos mais ricos são fatores que minam a credibilidade dessa instituição.

Essa realidade está em um grande processo de mudança com grandes investimentos em tecnologia, capacitação e re-estruturação dos tribunais. O ativismo judicial nunca esteve tão presente com o Ministério Público, Defensoria Pública e Magistratura trabalhando juntos em prol dos interesses da população. Uma constante simplificação de processos e sua virtualização trabalham em prol da natureza e da celeridade dimunuindo a montanha de papel a ser analisada agilizando a solução da questão. A mediação e a conciliação vem atuando de forma constante na solução de conflitos que se resolvem antes mesmo de qualquer atuação judicial.

Nesse novo panorama é que se acende a esperança de tempos melhores para todos os que trabalham nesse mundo maravilhoso do Direito onde a sociedade define seus caminhos em torno de um mundo mais solidário e amistoso.

É diante dessas palavras iniciais e mostrando essa nova realidade que se desenha que mostrarei assuntos de relevância da ciência do Direito.


Post Inicial

O autor deste blog é um aluno recém formado em Direito, futuro advogado no ano de 2011, que tem como objetivo fornecer informações e aulas interessantes a toda sociedade. Blogs e sites jurídicos existem aos montes e meu objetivo é prover informação selecionada dentre as inúmeras que circulam pela Internet e mostrar um ponto de vista diferente em cada uma delas.

Diante da imensidão de assuntos que podem ser tratados buscarei ser o mais diversificado possível, porém, dando enfoque aos temas e estudos que mais agradam, em um primeiro momento. Com a resposta de meus leitores, contudo, vou procurar diversificar os temas aqui expostos.
Peço encarecidamente, aos que lerem, para colocarem nos comentários os assuntos que gostariam de ver tratados nesse blog, sejam notícias, sejam assuntos de estudo do Direito.

Espero contar com o apoio de meus leitores para tornar essa uma ferramenta útil para os estudantes e não estudantes desta ciência tão linda que é o Direito.

Feliz Ano Novo a todos! Que 2011 seja grandioso!